Programa de Pós-Graduação da UFMT oferta vagas em Agricultura Tropical para servidores do IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Maio de 2024 às 16:05

O programa tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem na investigação, ensino e manejo de sistemas de produção agropecuária tropical

O Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical, vinculado à Faculdade de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, comunica aos servidores do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, a abertura de inscrições e as normas estabelecidas para o processo de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical, para ingresso no segundo semestre de 2024.

Serão oferecidas 01 (uma) vaga para o mestrado e 01 (uma) vaga para o doutorado em Agricultura Tropical, para servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto Federal de Mato Grosso, no PPG em Agricultura Tropical. As vagas serão preenchidas pelas(os) candidatas(os) aprovadas(os) que obtiverem melhor classificação final.

O curso de Mestrado que tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, é oferecido para candidatos com curso de graduação na área de Ciências Agrárias ou afins. Enquanto o curso de Doutorado, que tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, é oferecido para candidatos com curso de mestrado na área de Ciências Agrárias ou afins.

O objetivo desse Programa de Pós-Graduação é qualificar os servidores técnico-administrativos em Educação e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, na perspectiva do desenvolvimento como profissional e como cidadão.

Das inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 10 a 24 de junho de 2024, por meio de processo protocolado via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFMT.

Na inscrição SEI como usuário externo, no campo especificação colocar a informação: “PROCESSO SELETIVO PARA O PPG EM AGRICULTURA TROPICAL”. A inscrição será realizada mediante a apresentação dos documentos listados no edital, em formato PDF, via anexo ao processo SEI referido.

Após efetuada a inscrição, o candidato deverá acompanhar o andamento do processo pelo número de protocolo emitido pelo SEI na página oficial da UFMT.

Para candidatos que estão utilizando o SEI pela primeira vez é necessário efetuar cadastro na categoria de usuário externo pela página da UFMT: (https://www.ufmt.br/site/sei/pagina/acessos-1603224167/1737). Para mais orientações, acesse o Material de Apoio para usuários do SEI e/ou contate a Secretaria do PPGAT.

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$252,60 (duzentos e cinquenta e dois reais e sessenta centavos), deverá ser efetuado em favor da FUNDAÇÃO UNISELVA. O valor da taxa de inscrição não será devolvido. E poderá ser pago por meio de boleto bancário, pix ou cartão de crédito.

Da seleção

O processo seletivo será realizado por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, e avaliado por uma Comissão de Seleção, a qual será nomeada pelo Colegiado do PPGAT. O processo de seleção constará por meio de etapas:

• Etapa 1 - Análise da documentação (verificação se a documentação entregue no ato da inscrição atende ao item 3 do edital) (eliminatória);
  • Etapa 2 - Análise do Curriculum Lattes comprovado (Anexo II) e Pré-Projeto de Pesquisa (Anexo III) (eliminatória e classificatória).

A análise do Curriculum Lates será somado ao Pré-Projeto de Pesquisa, que deve ser escrito atendendo aos critérios estabelecidos no Anexo III, presente no edital.

Os candidatos aprovados em cada etapa serão classificados em ordem decrescente da nota final e divulgados nos sites https://ufmt.br/unidade/sejaposufmthttps://www.ufmt.br/curso/ppgat.

A classificação final dos candidatos será feita de acordo com a nota obtida na avaliação do Curriculum Lattes somada à nota obtida no Pré-Projeto, respeitando os pesos de cada ítem, de acordo com a fórmula apresentada no edital.

A lista com o resultado final preliminar do exame de seleção será publicada em 18 de julho de 2024. Para mais informações, acesse EDITAL PQS IFMT 2024/2 e confira anexos relacionados.

Arquivos relacionados